domingo, 22 de novembro de 2009

Cozinha Maravilhosa de Laurete(Baião de dois)


Essa vai com carinho pro Heraldão,leitor assíduo do meu blog,mora sozinho e adora cozinhar.Experimenta em casa e me fala como ficou viu?Bjs
Ingredientes:

* sal a gosto
* 1 xícara (chá) de salsinha picada ou coentro
* 1½ xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
* 1 pimentão vermelho grande picado
* 1 cebola grande picada
* 5 colheres (sopa) de óleo
* 200 g de toucinho defumado
* 500 g de feijão-verde ou feijão mulatinho

Modo de preparo:

Lave o feijão e coloque-o em uma panela (se usar o feijão mulatinho opte pela panela de pressão). Reserve. Lave o toucinho, seque com toalha de papel, corte em cubos pequenos e coloque na panela com o feijão. Adicione 2 litros de água, leve ao fogo e cozinhe por 35 minutos, ou até o feijão ficar macio. Retire do fogo e reserve. Em seguida, aqueça o óleo em outra panela e refogue a cebola e o pimentão, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até a cebola ficar transparente. Incorpore o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por 2 minutos, ou até ficar brilhante e um pouco transparente. Adicione o feijão reservado, 3 xícaras (chá) do caldo de seu cozimento e o sal. Se preferir, adicione o toucinho. Misture e, assim que ferver, reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minutos, ou até o arroz ficar macio. Junte a salsinha, mexa com cuidado e retire. Sirva com banana-da-terra cozida e picada ou com farinha de mandioca.

Dicas:

O baião-de-dois é um comida típica do sertão do nordeste. Originalmente, cozinha-se o feijão em uma panela de ferro, e só depois, acrescetan-se o arroz e deixa cozinhar. O processo todo demora muito tempo. Para facilitar, pode-se cozinhar o feijão à parte, na panela de pressão. O toucinho é usado para dar gosto ao feijão e pode ou não ser adicionado à preparação. Se preferir, cozinhe o feijão com carne seca dessalgada e picada em pedaços pequenos.Se quiser pode acrescentar queijo coalho,titia Laurete recomenda!

2 comentários:

Heraldo disse...

Eu nunca aprendo que eu tenho que entrar na Lauralândia depois de almoçar. Sempre aparecem essas tentações quando eu tô com fome...

Laura Lola disse...

Ah pow...tentações em forma de dicas pra ti meu caro hehehe


ficou com água na boca né?Faz em casa xuxu


Bjoos