quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Janelas para a vida(O primo-irmão da preguiça")


"Em todo trabalho há proveito;meras palavras porém,levam a penúria."(Provérbios 14:23)

Sabino gosta de falar.Não há nada de errado nisso;afinal de contas,falar é um dom recebido de Deus.O problema de Sabino é que ele criou um universo encantado de palavras dentro do qual parece mover-se com facilidade.As pessoas olham para ele e não sabem se brinca ou fala sério.Pela convicção que coloca no que diz,dá a impressão de que ele acredita nas fantasias que inventa.
Sabino passa necessidades e privações.Foge do trabalho como o gato foge da água.Nenhum trabalho está a sua altura.Já passou dos 30 anos e continua esperando que um dia apareça o emprego certo para o "nível de sua preparação."
Ao lermos o conselho de Salomão hoje,temos a impressão de que ele conheceu de perto o Sabino.O verso de hoje afirma:"Pare de falar e faça alguma coisa,porque,de outro modo,você vai viver em permanente pobreza."
A palavra "trabalho",usada no texto de hoje,em hebraico,significa eseb.Literalmente,significa"instrumento doloroso".É a referência ao trabalho depois da entrada do pecado,quando Deus disse a Adão que,a partir daquele momento,ele comeria com dor.
Segundo o verso de hoje,o homem sábio prefere o trabalho do que "meras palavras".Estas só conduzem á pobreza,enquanto o trabalho promove o crescimento.
Na maioria das vezes,o falar muito é primo-irmão da preguiça.E esta anda tão devagar,que mais cedo ou mais tarde,é alcançada pela pobreza ou pela desonestidade.
Não fuja do trabalho honesto."Em todo trabalho há proveito."afirma Salomão.Qualquer trabalho,seja pequeno ou grande,enobrece o ser humano.Cruzar os braços e aguardar uma "melhor oportunidade" é o caminho mais curto para a inutilidade.E uma vida inútil é uma morte prematura.
Hoje pode ser um dia diferente na sua experiência.Faça o que vier as suas mãos para o fazer,mas FAÇA-O!A vida é uma máquina.Nunca funcionará se você não apertar o botão.É preciso começar.
Comece e lembre-se:Em todo trabalho há proveito;Meras palavras porém,levam a penúria.

(Meditação Matinal 2007"Janelas para a vida",Pr Alejando Bullón,Pág 290,Casa publicadora Brasileira)

Como eu costumo dizer,são palavras do Rei Salomão...o "Bill Gates" da Bíblia,sigam-no!

Nenhum comentário: